Projeto "Criança Feliz"

Órgão Executador: Prefeitura municial de Itaberá - CRAS
Publico Alvo: Crianças e 04 a 06 anos em situação de vulnerabilidade social.

O Programa: Este programa teve uma reestruturação à partir de agosto de 2010. Esta mudança ocorreu devido a constatarmos uma lacuna existente no atendimento de de crianças desta faixa etária, já que as antigas Creches, agora Centro de Educação Infantil, deixou de atender essa faixa etária, cujas crianças passaram a ficar ociosas em seus lares, muitas vezes sem terem quem cuidar delas ou mesmo se o tivessem, talvez poderiam não ser pessoas adequadas ou lhes fossem boas referências de conduta, estando vulneráveis e mesmo em situação de risco eminente.
À partir desta constatação, passamos a executar o Programa na Sede do próprio CRAS, fazedo uma entrevista iniciail com as mães para levantar dados sobre as crianças, familiares e casa para, em seguida, passar a atendê-las na Sede do CRAS com a participação das artesãs, psicólogas e estagiários da Equipe do CRAS.

Atividades Sócias Educativas Realizadas: As crianças atendidas vem sendo orietadas quanto a valores, limites, regras, boas maneiras, respeito próprio e ao outro, assim como foram desenvolvidas atividades educatias que visaram trabalhar coordenação motora grossa e fina, os sentidos, cores, números, animais, texturas, tamanhos, composição familiar, diferenças do corpo humano ( homem e mulher ), dentre outros; O Programa acontecia das 13 horas às 16 horas, com um intervalo para o lanche, que é sempre esperado com muita expectativa. No dia das Crianças e no Natal tivemos atividades diferenciadas, co brinquedos para eles e entrega de presentes no Natal, assim como um cardápio diferenciado para a ocasião. Nos trouxe grande alegria o retornopor parte de algumas mães a informação de mudanças em seus filhos notadas por elas próprias assim como apontadas por professores de seus filhos. Outro fator de relevâncias foi o vínculo criado com as crianças atendidas e seus familiares quando em dúvida com aspectos educacionais ou de comportamento de seus filhos, vindo até nós buscar orientação profissional adequada para as questões apontadas.